terça-feira, 20 de abril de 2010

Top Digital (2007)

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) apresentou ontem a primeira tabela de vendas de música digital em Portugal, feita exclusivamente da contagem de true tones, ou seja toques "reais" de telemóvel (aqueles em que escutamos as canções como nos discos). "Dialectos de Ternura", o single de avanço do novo álbum dos Da Weasel (a editar em Abril de 2007) surge no lugar cimeiro da tabela, o que faz do grupo o primeiro líder de um top feito com as vendas não físicas registadas no mercado nacional. Portugal torna-se assim no terceiro país europeu com uma tabela independente das vendas físicas.

Nos lugares mais altos desta primeira tabela digital nacional encontramos, depois dos Da Weasel, "All Good Things (Come To An End)", de Nelly Furtado, "TeLo Agradezco Pero No", de Alejandro Sanz e Shakira, "PureIntuition", de Shakira, e "Poetas de Karaoke", de Sam The Kid.

Esta iniciativa contou com a colaboração da Arena Mobile, Movilisto, Musiwave, Optimus, TIM w.e., TMN e Vodafone e é, segundo explicou ao DN Eduardo Simões (da AFP), um ponto de partida para uma série de outras formas de contabilizar a música vendida, segundo modelos que apenas "dependem da própria evolução do mercado".

Sendo exclusivamente centrada na contagem dos truetones mais vendidos da semana, esta tabela não traduz as vendas de música noutras plataformas digitais, nomeadamente as muito divulgadas lojas online.

17 Março 2007/DN

Sem comentários:

Sucessos dos anos 80

Lista preparada por Marco Ferrari no site UKMIX versão de 30-11-2016 Singles released in 80s, which charted in Portuguese TOP10. The list wi...

Mais Vendidos